USE OF NEW DIGITAL TECHNOLOGIES FOR SCIENCE TEACHING AND DISSEMINATION NUCLEAR ENERGY IN ELECTRICITY GENERATION
Resumo
Um tema ainda pouco abordado nas escolas, de pouco conhecimento para população em geral e de grande importância científica é a energia nuclear e suas aplicações. A Energia nuclear abrange uma ampla gama de aplicações úteis à sociedade, como, por exemplo, a geração de energia elétrica. Nos dias de hoje, nem sempre as escolas têm adotado práticas pedagógicas atrativas para os alunos. Nos ensinos fundamental e médio, por vezes, os conteúdos científicos são abordados pelo professor de forma dissociada da realidade do aluno, tornando-se, assim, pouco significativo para ele. Uma forma de educação que envolva os alunos no processo de aprendizagem, dando o devido protagonismo ao mesmo, poderá fazer com que estes se interessem mais pelas aulas, melhorando a relação ensino-aprendizagem. Por outro lado, a Realidade Virtual (RV) tem tornado o processo ensino-aprendizagem uma atividade inovadora, dinâmica, participativa e interativa. A RV pode também ser vista, não somente como uma forma inovadora de promover a aprendizagem, mas sim uma forma de ajudar a atingir àquelas áreas onde os métodos tradicionais não estão atingindo o objetivo. Motivado pelo exposto, pretende neste projeto unir a tecnologia de RV às metodologias de cunho investigativo, proposto na atual BNCC, para promover o ensino de ciências, particularmente às fontes de geração de energia elétrica, tendo como exemplo a energia nuclear, visando assim, conceber mecanismos de aprendizagem mais atrativos a realidade dos alunos.