RESILIENCE FRAMEWORK FOR ENGINEERING AND KNOWLEDGE MANAGEMENT: APPLICATION IN COMPLEX ENVIRONMENTS

Autores

Resumo

In recent years, various challenges have compromised the preservation of critical knowledge in organizations. For this reason, this study proposes a Resilience Framework for Knowledge Engineering and Management applicable to organizations with complex environments. The framework covers aspects such as anticipation, preparation, perception, integration, mobilization, response, self-regulation, transformation, absorption, adaptation, monitoring, data processing, learning, recovery and social and economic capacity. It serves as an organizational diagnostic tool for assessing and implementing resilient practices in engineering and knowledge management. As a suggestion for future work, we recommend establishing a standard of importance for the practices in this framework and developing a method for evaluating knowledge management with resilient practices.

Biografia do Autor

Jaqueline Tavares Viana de Souza, Imperial College; COPPE-UFRJ; IEN e FIOCRUZ

Pesquisadora atuante com foco em tecnologias de gestão, social e do conhecimento para a resiliência em organizações complexas, principalmente em saúde pública. Abaixo estão os principais pontos do meu percurso acadêmico: Formação e Vínculos Institucionais: Pesquisadora do ResiliSUS, Grupo de Estudos em Tecnologias de Gestão, Sociais e da Informação para a Resiliência em Saúde Pública, sediado no Centro de Estudos Estratégicos da Fundação Oswaldo Cruz (CEE/FIOCRUZ). Professora assistente e pesquisadora colaboradora no Laboratório de Lógica e Matemática Fuzzy (LabFuzzy) do Programa de Engenharia de Produção (PEP) da COPPE/UFRJ. Pesquisadora colaboradora do Instituto de Engenharia Nuclear (IEN) da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN). Professora assistente no Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Nucleares do Instituto de Engenharia Nuclear (PPGIEN). Formação Acadêmica: Doutoranda Sanduíche na Universidade Imperial College London, com ênfase na análise do fluxo do funcionamento do National Health Service. Doutoranda em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ com ênfase em Engenharia do conhecimento de organizações complexas com foco em saúde pública e instituições Nucleares. Extensão de Doutorado pela Southern Federal University - Russian, em Engenharia de Sistemas Complexos (2022). Mestrado em Ciência e Tecnologias Nucleares pelo Instituto de Engenharia Nuclear (IEN), da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) (2021). Pós-graduação em Governança Pública e Sustentabilidade pela UNINTER Centro Universitário (2019). Graduação em Engenharia Civil (2007). Atuação e Colaborações: Participei da idealização e implementação do Laboratório de Engenharia do Conhecimento (LABEC) do IEN/CNEN em abril de 2021. Desde então, tenho co-gerenciado o LABEC ao lado do Professor Claudio Grecco. Desenvolvi pesquisas em colaboração com instituições como a COPPE/PEP (UFRJ), o Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da UFRJ (IESC/UFRJ), o Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da UFRJ (IBCCF/UFRJ), o Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PEP/UFRN) e Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical (PPGMT) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Foco de Pesquisa: Minhas pesquisas concentram-se na engenharia do conhecimento de organizações complexas, utilizando análises com softwares e modelos matemáticos e estatísticos.

Claudio Grecco, Instituto de Engenharia Nuclear-IEN

Pesquisador do Instituto de Engenharia Nuclear (IEN) da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN). Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Nucleares do Instituto de Engenharia Nuclear (PPGIEN) e do Mestrado Profissional em Novas Tecnologias na Educação do Centro Universitário Carioca. Professor e Pesquisador Colaborador do Laboratório de Lógica e Matemática Fuzzy (LabFuzzy) do Programa de Engenharia de Produção (PEP) da COPPE/UFRJ. Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (IESC) da UFRJ. Responsável pelo Laboratório de Engenharia do Conhecimento (LABEC) do IEN. Possui Pós-Doutorado em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ (2019-2021), Doutorado em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ (2012) e Mestrado em Engenharia Nuclear pelo Instituto Militar de Engenharia - IME (2001). Desenvolve pesquisas em parceria com a COPPE/PEP (UFRJ), Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da UFRJ (IESC/UFRJ), Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da UFRJ (IBCCF/UFRJ), Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PEP/UFRN) e Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical (PPGMT) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Trabalha com pesquisas que envolvem sistemas complexos, ergonomia, engenharia de resiliência, engenharia do conhecimento, gestão do conhecimento, modelagem de sistemas complexos, modelos fuzzy de tomada de decisão, sistemas de inferência fuzzy e tecnologias digitais na educação.

Vitor Rodrigues, COPPE-UFRJ

Pesquisador do Laboratório de Lógica Fuzzy, Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia, Universidade Federal do Rio de Janeiro LABFUZZY/COPPE/UFRJ (CNPq, desde 2014). Coordenador Assistente do Laboratório de Engenharia de Alta Complexidade, Departamento de Engenharia, Instituto de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal Fluminense LABRISK/ICT/UFF (CNPq, desde 2014). Professor Convidado do Programa de Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas Computacionais, Instituto de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal Fluminense MESC/ICT/UFF Stricto Sensu (2021). Professor Convidado do curso Ergonomics and Innovation - Risk, Decision, Complexity and Maturity in IT Contexts - Risk Management Lecture, Department of Synergetics and Control Processes, Institute of Computer Technologies and Information Security, Southern Federal University, Rostov-on-Don, SFedU (2022). Professor Convidado na Disciplina Tópicos Especiais em Riscos e Complexidade, Contribuições nos temas Incerteza e Risco PEP/COPPE/UFRJ (2023). Pesquisador do Grupo de Análise de Risco Tecnológico e Ambiental do Instituto Virtual Internacional de Mudanças Globais, Universidade Federal do Rio de Janeiro GARTA/IVIG/COPPE/UFRJ (CNPq, 2011-2012). Pesquisador Colaborador Independente do Núcleo de Pesquisadores Colaboradores, Laboratório de Cenários, Coordenação de Difusão da Cultura da Inovação, Agência UFRJ de Inovação LabCen/CDCI/UFRJ (desde 2020). Pesquisador do Laboratório Único de Tecnologia Assistiva, Instituto de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal Fluminense LUTA/ICT/UFF (CNPq, 2017). Pesquisador do Programa Interdepartamental de Estudos em Engenharia de Biogás e Biometano, Universidade Federal do Rio de Janeiro PEBB/COPPE/UFRJ (CNPq, 2015). Membro da Associação Brasileira de Análise de Risco, Segurança de Processo e Confiabilidade ABRISCO (CNPq, desde 2017). Membro da Associação Brasileira de Energia Nuclear ABEN (2021). Membro do Grupo de Pesquisa de Engenharia Econômica ENGECON/COPPE/UFRJ (CNPq, 2015). Coordenador de Programas e Projetos, Superintendência de Autonomia Econômica da Mulher, Governo do Estado do Rio de Janeiro (2023). Subsecretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia PMSG/RJ (2017-2019). Assistente Técnico da Secretaria de Urbanismo PMN/RJ (2004-2009). Doutorando no Programa de Engenharia de Produção na área de Engenharia de Decisão e Gestão EDG - COPPE/UFRJ (2018). Mestrado no Programa de Engenharia de Produção na área de Engenharia Econômica e Ambiental EEA - COPPE/UFRJ (2016). Especialização; Complex Systems Modelling, Southern Federal University - SFedU (2022).

Alessandro Jatoba, FIOCRUZ

Biomédico sanitarista, doutor em Engenharia de Produção pela COPPE, com estágio-sanduíche na Universidade de Waterloo (Ontário, Canadá), pós-doutorado no Instituto de Engenharia Nuclear; bolsista de Produtividade em Pesquisa (PQ) do CNPq e Jovem Cientista do Nosso Estado (JCNE) da FAPERJ. Co-chair do Comitê de Resiliência da International Ergonomics Association (IEA).Nos últimos dez anos, tenho conduzido pesquisas em Saúde Pública, com foco na resiliência dos sistemas de saúde, arranjos de governança e gestão de serviços e dinâmica social da saúde a partir de uma perspectiva de sistemas globais. Os resultados de minha pesquisa permitem que os provedores de saúde desenhem soluções que abrangem políticas, processos e tecnologias justas e sustentáveis aplicadas à gestão de recursos e coordenação de cuidados para responder às necessidades atuais e emergentes, especialmente em países de baixa e média renda.Atuo como pesquisador e professor na Fundação Oswaldo Cruz. Atualmente coordeno o ResiliSUS - Laboratório de Tecnologias para a Resiliência dos Serviços no âmbito do SUS.

Paulo Victor Carvalho

Paulo Victor Rodrigues de Carvalho é pesquisador do Instituto de Engenharia Nuclear da Comissão Nacional de Energia Nuclear e membro do grupo de pesquisas ResiliSUS do Centro de Estudos Estratégicos da FIOCRUZ/RJ. Atua como professor nos programas de Pós-Graduação em Informática (PPGI/UFRJ) da Universidade Federal do Rio de Janeiro, de Ciência e Tecnologia Nuclear do Instituto de Engenharia Nuclear (PPGIEN) e do Mestrado profissional em Novas Tecnologias na Educação do Centro Universitário Carioca. É bolsista de Produtividade em Pesquisa 1-D do CNPq e Cientista do Nosso Estado pela FAPERJ. Possui graduação em Engenharia Eletrônica pela UFRJ, mestrado em Engenharia Elétrica e doutorado em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ com foco em Ergonomia. Tem interesse em pesquisas sobre engenharia de resiliência, ergonomia, engenharia cognitiva em temas como modelagem e segurança de sistemas complexos, tecnologia de informação e comunicação, projeto de interfaces humano-sistema. Aplica as pesquisas em diversos domínios, tais como, sistemas de saúde, indústria, gestão de emergências e desastres, tendo escrito mais de 100 artigos em periódicos, publicado capítulos de livro e em anais de congressos. É co-lider do grupo técnico de Engenharia de Resiliência da International Ergonomics Association, membro do corpo editorial do periódico Theoretical Issues in Ergonomic Science, consultor de agências de fomento CAPES, CNPq, FAPERJ e membro do Comitê de Avaliação da Área Interdisciplinar da CAPES/MEC.

Downloads

Publicado

2024-08-26

Como Citar

Tavares Viana de Souza, J., Grecco, C., Rodrigues, V., Jatoba, A., & Carvalho, P. V. (2024). RESILIENCE FRAMEWORK FOR ENGINEERING AND KNOWLEDGE MANAGEMENT: APPLICATION IN COMPLEX ENVIRONMENTS. Instituto De Engenharia Nuclear: Progress Report, (5), 160–162. Recuperado de https://revistas.ien.gov.br/index.php/ienprogressreport/article/view/662

Edição

Seção

Nuclear Knowledge Management