ANALYSIS OF INFORMATION SECURITY AND DATA PROTECTION REGULATIONS FOR TRAINING IN CRITICAL SECTORS

Autores

  • Daniele Sucena UFRJ
  • Alessandro Jatobá Fiocruz
  • Paulo Victor Rodrigues de Carvalho Instituto de Engenharia Nuclear

Resumo

Na era da digitalização, interconexão e inovação tecnológica, a segurança da informação e a proteção de dados tornaram-se essenciais, especialmente em setores críticos, mas a evolução constante das ameaças cibernéticas e os desafios de implementação e conformidade destacam a necessidade de treinamentos personalizados e adaptados ao ambiente, pois sem o devido treinamento e educação, novas políticas públicas como a LGPD enfrentarão dificuldades de implementação. Metodologicamente, esta pesquisa é qualitative. Os resultados revelam que muitos incidentes têm origem no fator humano, ressaltando a necessidade de investir na cultura de cibersegurança e sugere a realização de treinamentos em EAD com conteúdo baseado nas regulamentações, pois esse aspecto é pouco abordado por profissionais que trabalham nos setores críticos. Essa iniciativa visa aprimorar a implementação e o conhecimento de políticas públicas, prevenindo incidentes relacionados à segurança da informação e proteção de dados.

Biografia do Autor

Daniele Sucena, UFRJ

Doutoranda em Sistemas Complexos pela UFRJ, mestre em Novas Tecnologias Digitais na Educação, no projeto para ensino formal sobre humanização na educação a distância (EAD). Sou uma profissional multidisciplinar com experiência nas áreas de Informática, Cibersegurança e Educação à Distância. Atualmente, sou pesquisadora da Escola de Guerra Naval da Marinha do Brasil, onde me dedico à área de Cenários Prospectivos de Segurança e Defesa, fazendo parte do grupo do Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) e do subgrupo (IA-TIC) de Inteligência Artificial e Tecnologia da Informação e Comunicação.Tenho quatro pós-graduações lato sensu em Gestão em EAD, Segurança da Informação, Infraestrutura e Arquitetura em Redes, e Administração em Banco de Dados. Além disso, sou perita Forense Digital e tenho habilitação para lecionar no Ensino Superior, Médio e Fundamental. Sou formada em Informática com ênfase em análise de sistemas, tendo bacharelado e licenciatura nessa área.Atualmente, estou trabalhando no Exército Brasileiro, desempenhando funções como chefe das seções de Informática e Ensino a Distância, além de ministrar aulas nos eixos de conhecimentos relacionados à Ciência e Tecnologia. Anteriormente, trabalhei no Centro de Educação a Distância do Exército, nas divisões de Informática e Pesquisa. Também atuei como professora e coordenadora de informática na Universidade Estácio de Sá, Senac e outras instituições de ensino.Minha experiência abrange áreas como docência, tutoria, organização de eventos (como Jornadas, Fóruns e Simpósios), participação em projetos científicos e publicação de artigos acadêmicos. Possuo diversos cursos de extensão e aperfeiçoamento nas áreas de Informática e Educação a Distância. Recentemente, obtive certificações internacionais das principais empresas de tecnologia, como Microsoft, IBM, Oracle, Cisco CyberSecurity, Amazon AWS, entre outras.Sou também a tradutora oficial dos cursos de informática da plataforma educacional internacional Coursera (Smartling e GTC - Global Translator Community) e membro ativa da comunidade da plataforma educacional internacional australiana Moodle (MoodleBrasil.org). Além disso, sou co-autora de cursos online livres disponíveis na plataforma de ensino Hotmart.

Paulo Victor Rodrigues de Carvalho, Instituto de Engenharia Nuclear

Pesquisador do Instituto de Engenharia Nuclear da Comissão Nacional de Energia Nuclear e professor nos programas de Pós-Graduação em Informática (PPGI/UFRJ) da Universidade Federal do Rio de Janeiro, de Ciência e Tecnologia Nuclear do Instituto de Engenharia Nuclear (PPGIEN) e do Mestrado profissional em Novas Tecnologias na Educação do Centro Universitário Carioca. Possui graduação em Engenharia Eletrônica pela UFRJ (1978), mestrado em Engenharia Elétrica (1982) e doutorado em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ (2003). Tem interesse em pesquisas sobre instrumentação nuclear, ergonomia, engenharia cognitiva e engenharia de resiliência, atuando em temas como modelagem e segurança de sistemas complexos, tecnologia de informação e comunicação, projeto de interfaces humano-sistema, instrumentação nuclear. Aplica as pesquisas em diversos domínios, tais como, indústria nuclear e petroquímica, gestão de emergências e desastres, saúde pública, dentre outros. É membro do corpo editorial do periódico Theoretical Issues in Ergonomic Science, consultor de agências de fomento e membro do Comitê de Avaliação da Área Interdisciplinar da CAPES/MEC. Foi diretor da Associação Brasileira de Ergonomia (ABERGO) e membro do board da Resilience Engineering Association (REA). Em 2016 foi Co-Chair da XIII edição da Conferência Internacional sobre Sistemas de Informação para a resposta e gestão de crises (ISCRAM 2016), em 2014 e 2015 foi Co-Chair da primeira e segunda edição da International Conference on Safety Management and Human Factors realizadas no âmbito da conferência Applied Human Factors and Ergonomics (AHFE 2014, 2015). Bolsista de Produtividade em Pesquisa 1-D do CNPq (2017-2021), Jovem Cientista do Nosso Estado (2009-2013) e Cientista do Nosso Estado da FAPERJ (2014-2017).

Downloads

Publicado

2024-08-26

Como Citar

Sucena, D., Jatobá, A., & Rodrigues de Carvalho, P. V. (2024). ANALYSIS OF INFORMATION SECURITY AND DATA PROTECTION REGULATIONS FOR TRAINING IN CRITICAL SECTORS. Instituto De Engenharia Nuclear: Progress Report, (5), 166–168. Recuperado de https://revistas.ien.gov.br/index.php/ienprogressreport/article/view/676

Edição

Seção

Nuclear Knowledge Management